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sexta-feira, 20 de maio de 2011

Modelo com micro-ônibus em colapso

Em Planaltina, problema se arrasta desde o fim de 2010

 O colapso anunciado pelas empresas de ônibus que têm concessão do transporte urbano já é uma realidade experimentada pelas cooperativas que atuam no DF. O modelo operado pelos micro-ônibus foi o único que teve aumento recente das tarifas. Há quase quatro anos, o GDF anunciou o fim do sistema de transporte alternativo, operado por vans. Porém, em 2008 o Poder Executivo realizou licitação para que um serviço de micro-ônibus passasse a operar em lugar das vans. Pelo edital, o serviço, que entrou em operação em julho do mesmo ano, iria operar como transporte complementar.
 Na avaliação da direção do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do DF (Setransp), o problema enfrentado pelas cooperativas é justamente manter a frequência de carros circulando em itinerários que não têm passageiros em todos os horários. É o caso da Cooperativa dos Profissionais Autônomos de Transporte de Samambaia (Coopatram), que atende a região de Planaltina, e tem enfrentado problemas desde o ano passado. A cooperativa alega falta de receitas para cumprir as obrigações, gerando, com isso, o atraso dos salários dos rodoviários.
Para resolver o problema, o DFTrans pretende encerrar a concessão do contrato com a  Coopatram. “Tão logo seja possível, será iniciado o procedimento de licitação para alocação de quantidade de ônibus suficiente para o atendimento da população”.(fonte lornal coletivo)
Foto: Gilda Diniz  Cooperativas que atuam no sistema da capital federal não conseguem manter frequência em linhas de transporte complementar

Um comentário:

  1. É uma pena ver os passageiros sofrerem desta forma e saber que os rodoviarios dos micro-onibus a qualquer momento fiquem sem emprego.Antonio Natalicio.

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