Estatísticas do Blog

Image and video hosting by TinyPic

segunda-feira, 16 de abril de 2012

A dois dias do prazo, GDF adia edital para troca da frota de ônibus

16/04/2012 19h28- Atualizado em 16/04/2012 19h40
Prazo que terminaria na próxima quarta foi adiado para dia 28 de maio.
Até 100% da frota pode ser licitada; articulados devem ter ar-condicionado.
Do G1 DF
   
Secretário de Transporte do GDF anuncia prorrogação da licitação em entrevista coletiva (Foto: Káthia Mello/G1)
Secretário de Transportes, José Walter Vásquez,
anuncia prorrogação da licitação
(Foto: Káthia Mello/G1)
O governo do Distrito Federal adiou o lançamento do edital para renovação da frota de ônibus do DF e estuda fazer mudanças na licitação. O prazo inicial para o edital ser lançado era a próxima quarta-feira (18), mas a abertura da nova licitação só deve ocorrer no dia 28 de maio. A mudança atende a um pedido do Ministério Público, que viu riscos ao meio ambiente caso a licitação fosse mantida com o edital original.

A principal modificação prevista no edital diz respeito à quantidade de ônibus zero quilômetro da frota. O GDF está estudando duas possibilidades: renovação de 100% da frota ou de 90%, com a obrigatoriedade de renovação total em dois anos. A proposta original previa 15% de ônibus novos e 85% de veículos usados.
O secretário de Transportes, José Walter Vasquez, disse que o adiamento deve provocar um atraso de um mês para que a nova frota esteja circulando – em vez de janeiro de 2013, os novos ônibus só devem começar a rodar em fevereiro.

Ele disse que, para evitar aumento nas passagens, só os ônibus articulados serão obrigados a ter ar-condicionado. Esses modelos vão trafegar pelos corredores exclusivos. Ele também anunciou que a partir da renovação da frota, as vistorias dos veículos serão realizadas pelo Instituto de Biomecânica da Universidade de Brasília (UNB).
De acordo com o secretário, o passageiro também vai ter a possibilidade de consultar os horários dos ônibus a partir da internet e de um sistema pelo celular.
Licitação
No início de março o governo do Distrito Federal lançou o edital da licitação para substituir quase 90% da frota de ônibus do sistema público de transporte da capital. Atualmente, a frota tem cerca de 4 mil veículos.
O sistema será licitado por regiões. O GDF dividiu o sistema em cinco grandes áreas. Cada uma será explorada por uma empresa ou consórcio de empresas. As vencedoras poderão explorar as linhas por dez anos, renováveis pelo mesmo período. De acordo com o edital, cada empresa terá entre 18% e 23% da frota.
A expectativa do governo é otimizar as rotas dos ônibus, o que pode significar uma redução na frota e também no número de linhas em circulação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores