Estatísticas do Blog

Image and video hosting by TinyPic

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Governo conclui licitação de nova frota de ônibus do Distrito Federal

04/06/2013 20h28 - Atualizado em 04/06/2013 21h00

Contrato com empresa responsável pela bacia 1 foi assinado nesta terça.
Daqui a seis meses, todos os novos ônibus deverão estar nas ruas.

Rafaela CéoDo G1 DF

Ilustração com as bacias de transporte público que serão implementadas no Distrito Federal (Foto: GDF / Reprodução)Ilustração com as bacias de transporte público que serão implementadas no Distrito Federal (Foto: GDF / Reprodução)
O governo do Distrito Federal assinou nesta terça-feira (4) o contrato com a Viação Piracicabana, de São Paulo, que será responsável pela bacia 1 da nova frota de ônibus do DF. Com a assinatura, o GDF conclui processo de seleção das empresas que irão prestar os serviços básicos de transporte público no Distrito Federal pelos próximos dez anos.
A assinatura foi possível depois que o governo conseguiu derrubar uma liminar do juiz federal Hamilton de Sá Dantas. O magistrado tinha avaliado que o GDF descumpria determinação do dia 8 de abril que definia a análise das propostas apresentadas pelo Consórcio Metropolitano para as bacias 1, 3 e 4. Além da assinatura do contrato da bacia 1, os contratos com as bacias 3 e 4 voltam à normalidade.
Secretario de Transporte do DF e representantes de empresa assinam contrato de renovação da frota da bacia (Foto: Geilson Lima/ Divulgação)Secretário de Transporte do DF e representantes de
empresa assinam contrato de renovação da frota da bacia
(Foto: Geilson Lima/ Divulgação)
A Secretaria de Transporte calcula que daqui a seis meses todos os novos ônibus do Distrito Federal estejam em circulação. Os primeiros devem estar a serviço da população em 1º de julho.
O processo de renovação de quase 90% da frota de ônibus do DF, lançado em 2 de março de 2012, foi marcado por questionamentos. De acordo com a Secretaria de Transporte, 165 ações administrativas e judiciais tentaram paralisar o processo.
Bacias
A concorrência pelo transporte público do DF foi dividida em cinco bacias. A empresa que vence uma etapa ficou impedida de disputar outro lote. Ao todo, 3 mil novos ônibus estarão nas ruas. A previsão do governo é que 700 veículos entre os 3.900 da frota atual permaneçam em operação.
A Expresso São José foi a vencedora da concorrência para a bacia 5, que atende as regiões de Brazlândia, Ceilândia, SIA, SCIA, Vicente Pires e parte de Taguatinga, e terá 576 veículos circulando.A Viação Pioneira, que já assinou contrato com o GDF, será responsável pela bacia 2 com 640 ônibus. Esse lote se refere às regiões do Gama, Paranoá, Santa Maria, São Sebastião, Candangolândia, Lago Sul, Jardim Botânico, Itapoã e parte do Park Way.
A bacia 3, sob responsabilidade do Consórcio HP-ITA, terá uma frota de 483 ônibus e vai atender as regiões do Núcleo Bandeirante, Samambaia, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e Riacho Fundo II .
A  Auto Viação Marechal prestará serviços na bacia 4, que contará com 464 veículos que vão atender parte de Taguatinga, Ceilândia, Guará, Águas Claras e parte do Park Way.
A bacia 1 atende as regiões de Brasília, Sobradinho, Planaltina, Cruzeiro, Sobradinho II, Lago Norte, Sudoeste/Octogonal, Varjão e Fercal. É a menor bacia, com uma frota de 417 ônibus. A empresa selecionada foi a Viação Piracicabana
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores