Estatísticas do Blog

Image and video hosting by TinyPic

quinta-feira, 28 de março de 2013

Licitação do ônibus do DF será concluída em 50 dias, diz secretário


27/03/2013 13h56 - Atualizado em 27/03/2013 13h56

Previsão do governo é que nova frota esteja nas ruas até setembro.
Propostas financeiras da bacia 3 serão conhecidas nesta quinta (28).

Do G1 DF

O secretário de Transportes do Distrito Federal, José Walter Vazquez, afirmou nesta quarta-feira (27) que o processo de licitação dos ônibus do DF será concluído em 50 dias. Segundo ele, a previsão é que toda a nova frota esteja nas ruas até setembro deste ano.

Nesta quinta-feira (28) serão abertos os envelopes com as propostas financeiras das duas empresas que concorrem ao lote 3. “Se não houver nenhuma ação, nenhum recurso, assinamos o contrato da bacia 3 em 20 dias. O lote 4 devemos resolver em 10 dias, e o lote 1 em mais 20 dias. Vamos encerrar essa licitação em um mês e meio, 50 dias”, disse o secretário.

A bacia 3 terá uma frota de 483 ônibus e vai atender as regiões do Núcleo Bandeirante, Samambaia, Recanto das Emas, Riacho Fundo I e Riacho Fundo II . A bacia 4 contará com 464 veículos que vão atender parte de Taguatinga, Ceilândia, Guará, Águas Claras e parte do Park Way. A bacia 1, com uma frota de 417 ônibus, vai atender as regiões de Brasília, Sobradinho, Planaltina, Cruzeiro, Sobradinho II, Lago Norte, Sudoeste/Octogonal, Varjão e Fercal.
Ilustração com as bacias de transporte público que serão implementadas no Distrito Federal (Foto: Secretaria de Transporte/ Divulgação)Ilustração com as bacias de transporte público que serão implementadas no Distrito Federal
(Foto: Secretaria de Transporte/ Divulgação)








A concorrência pelo transporte público do DF é dividida em cinco bacias. A empresa que vence uma etapa fica impedida de disputar outro lote. Ao todo, 3 mil novos ônibus estarão nas ruas. A previsão do governo é que 700 veículos entre os 3.900 da frota atual permaneçam em operação.

A Viação Pioneira, que já assinou contrato com o GDF, será responsável pela bacia 2 com 640 ônibus. Esse lote se refere às regiões do Gama, Paranoá, Santa Maria, São Sebastião, Candangolândia, Lago Sul, Jardim Botânico, Itapoã e parte do Park Way.

A Expresso São José foi a vencedora da concorrência para a bacia 5, que atende as regiões de Brazlândia, Ceilândia, SAI, SCIA, Vicente Pires e parte de Taguatinga, e terá 576 veículos circulando.

A previsão do GDF é que os primeiros ônibus novos, das empresas que vão operar nas bacias 2 e 5, comecem a circular entre junho e julho deste ano. De acordo com o edital, os veículos são obrigados a ser equipados com GPS e sistema de vigilância

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores