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quinta-feira, 14 de junho de 2012

Passageiros reclamam do trânsito intenso na faixa exclusiva na W3 Sul


Publicação: 14/06/2012 20:44Atualização: 14/06/2012 20:46

Faixa exclusiva de ônibus da W3 Sul fica lotada em horário de pico, enquanto as outras duas ficam livres, segundo leitores (Marco de Vito/Divulgação)
Faixa exclusiva de ônibus da W3 Sul fica lotada em horário de pico, enquanto as outras duas ficam livres, segundo leitores
Muitos usuários do transporte público do Distrito Federal estão insatisfeiros com a faixa exclusiva para ônibus na W3 Sul e reclamam que a alternativa piorou o trânsito na região. A expectativa da implantação (em 15 de abril deste ano) era diminuir o tempo de viagem em seis a sete minutos, mas não é isso que vem ocorrendo, segundo passageiros.

Marco de Vito mora próximo à via W3 Sul e afirma que usa o ônibus por opção, porque acredita o transporte público colabora com o meio ambiente. Porém, para ele, o serviço prestado no DF não incentiva o cidadão a utilizá-lo. “Os ônibus lotam a faixa. No horário de pico, ela fica parada. Eu que pegava ônibus, agora pego meu carro, já que a faixa de ônibus não flui”, relata Vito.

Uma outra usuária dos coletivos na W3, que preferiu não se identificar, afirma já ter se atrasado para muitos compromissos depois que a faixa exclusiva começou a funcionar. ”Está impossível se locomover na W3 Sul, não se chega mais na hora em nenhum lugar", reclama.
A faixa exclusiva da W3 Sul começa no Setor de Rádio e Televisão Sul (702 Sul) e vai até o Setor Hospitalar Sul (716 Sul). É na altura da 510 Sul, sentido Setor Hospitalar, que pode-se observar ônibus parados pelo trânsito das 18h até às 19h, todos os dias, em uma fila que chega à 716 Sul, de acordo com passageiros. O trânsito nesse horário de pico pode chegar a quase 3 km de extensão.

Vito contou à reportagem que enquanto o fluxo fica parado alguns motoristas "descem do ônibus para fumar um cigarro". As reclamações da população vão desde a demora em voltar para casa, até consequências mais graves, como a perda de um voo, ou até mesmo não conseguir chegar ao Setor Hospitalar.

Outro lado

Para Lúcio Lima, diretor técnico de Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), o problema na W3 Sul começou depois que foi implantada a faixa exclusiva no Setor Policial Sul, há 11 dias. Lima sugere que duas hipóteses podem estar causando esse engarrafamento. "Ou a população ainda não se adaptou, ou houve erro de cáculos por parte do DFTrans, que terão que ser ajustados. No primeiro momento não pensamos em abandonar o uso da faixa, mas fazer os ajuste para melhorar o uso".

O diretor lembrou que a faixa colocada nas Estradas Parque Núcleo Bandeirantes (EPNB) também causou problemas nos primeiro dias, "mas que agora o trânsito parece estar normalizado", diz.

Nesta quarta-feira (13/6), o DFTrans conversou com engenheiros do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF ) e afirmou que vão ser encontradas soluções para resolver o problema. O local próximo ao Setor Hospitalar ainda possui o desvio das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), o que também contribui para agravar o trânsito.

Multas
Cerca de 450 ônibus circulam pela W3 Sul diariamente, segundo o DFTrans. A pista da direita da via deve ser utilizada apenas por ônibus, táxis e veículos escolares. Os coletivos que invadirem as outras duas faixas estão sujeitos à punição, com multa de R$ 85,13, além de quatro pontos na carteira.

Os carros só podem cruzar o lado direito da via para ter acesso às quadras onde a faixa não for contínua. A multa para os condutores que invadirem a faixa é de R$ 53,21, mais três pontos na carteira.

As faixas exclusivas já foram implementadas na EPNB, nas Estradas Parque Taguatinga (EPTG), na W3 Sul e Norte e no Setor Polical Sul. O Governo do DF pretende instalar corredores na Avenida Hélio Prates, em Taguatinga, no Eixo Monumental e na Estrutural.

2 comentários:

  1. É Lógica: se todos largarem o carro e pegar esses ônibus sucateados, não haverá transporte suficiente para todos.

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  2. Setor Hospitalar Sul
    Já faz duas semanas que o Setor Hospitalar Sul está intransitável a partir das 16 hs.
    Será que os ‘engenheiros de trânsito’ do DETRAN não previram que aquele setor ficaria congestionado por conta das faixas exclusivas de ônibus da W3 e Setor Policial Sul? O SHS não pode ficar intransitável, pois é o setor dos grandes hospitais de Brasília, é entrada e saída de ambulâncias, pessoas doentes chegando e saindo, tem que ficar com o tráfego o mais livre possível.
    Se o DETRAN-DF e as autoridades do DFTRANS acham que pintando faixas e dificultando o trânsito de veículos, as pessoas vão largar os carros e pegar esse transporte sucateado de Brasília eles estão cometendo um grande erro, as autoridades poderiam, pelo menos, copiar e adaptar as soluções com o transporte coletivo como fizeram Curitiba e Goiânia.
    Haja paciência.

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